Sociedade

Milhares de pessoas prestigiam Desfile Cívico em Parauapebas

O espaço da Praça de Eventos e parte da Rua E ficaram pequenos para acomodar o público que acompanhou o Desfile Cívico, realizado na última quinta-feira, 7. O evento foi organizado em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 15 mil pessoas prestigiaram as apresentações.

Com o tema “Parauapebas Nossa Pátria, Nossa Gente”, a edição deste ano contou com a participação de 1.500 pessoas, entre integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Maçonaria, instituições religiosas e grupos de escoteiros, dentre outros.

A abertura do desfile ficou por conta da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique, que executou os hinos com muita maestria. Depois das instituições militares, índios Xikrins também abrilhantaram o evento realizando algumas danças típicas. Simpatia e elegância foram esbanjadas pelas porta-bandeiras da escola Chico Mendes, que encantaram o público.

Temáticas relevantes como direito das crianças, evangelização, educação ambiental, esporte, cultura e lazer foram abordadas pelas instituições participantes de forma criativa e bela. O fechamento do desfile ficou por conta da Fanfarra Municipal Faruk Salmen, que trouxe para a avenida um espetáculo de som, cor e coreografia. A equipe organizadora do evento, composta por 150 funcionários da secretaria de Educação, marchou pela avenida em comemoração ao sucesso do evento.

A auxiliar administrativa, Josélita Coutinho, trouxe a família para apreciar as comemorações. Para ela o desfile faz alusão não só a um momento histórico, mas representa um tempo de festa. “Faz tempo que não prestigio a data cívica e hoje fui surpreendida com o que vi. Minha filha ficou encantada, principalmente com a apresentação do balé da Semel. A organização está de parabéns”, elogiou Josélita.

A jovem Natasha Araújo, 16 anos, já participa das comemorações há seis anos e garante que ainda fica emocionada. “Sempre dá um friozinho na barriga ao entrar na avenida e ver tanta gente, mas logo esse sentimento é substituído pela felicidade de estar comemorando a Independência e ainda representar a minha igreja”, conclui a participante da Igreja Adventista.

Muitas autoridades marcaram presença durante o evento, dentre elas o prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito Sérgio Balduíno, o secretário de Educação, Raimundo Neto, o presidente da Câmara, Elias Ferreira, representantes das instituições militares e vários secretários e vereadores.

Para o prefeito Darci Lermen, o dia foi de reflexão e comemoração. “Esta é uma data para ser lembrada, festejada e respeitada por todos nós. Fico feliz pela participação das instituições e, principalmente, da população parauapebense. Olhar para avenida e ver o grande público que prestigiou o desfile cívico faz com que a prefeitura se sinta recompensada por todo o esforço”, revelou.

Destacando a importância das comemorações, o secretário de Educação, Raimundo Neto, avaliou o desfile como um sucesso. “A edição deste ano teve um caráter mais cívico, com a participação de entidades civis e militares, além de instituições que não participaram nos anos anteriores. Foi um desfile tranquilo e bonito realizado com o intuito de marcar esse momento histórico”, conclui o gestor.

 

 

Texto: Messania Cardoso e Rebeca Rosa e Fotos: Bruno Cecim e José Piedade

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Comentário

Faça seu comentário