Educação Norte

Prefeito recebe visita do reitor da UFRA para tratar de futuras parcerias

O prefeito Darci Lermen, recebeu nesta sexta-feira, 18, em seu gabinete, o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), professor Marcel Botelho. A reunião teve por objetivo debater estratégias para a extensão dos serviços ofertados pela instituição de nível superior, além da possibilidade de ampliação de parcerias já existentes.

Também participaram da reunião, o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto; a diretora da Ufra, professora Kaliandra Alves; o professor Rennan Sampaio, e o coordenador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Sérgio Ávila. Além deles, o chefe de gabinete, Edson Bonetti; a advogada da consultoria jurídica da Prefeitura, Amanda Saldanha e o coordenador municipal de projetos especiais Cleverland Carvalho.

O prefeito destacou a importância da instalação do Campus em Parauapebas e a sua contribuição para o crescimento da região. “Atualmente, a universidade disponibiliza cursos estratégicos para o desenvolvimento de Parauapebas. Por meio dessa parceria, será possível implantar uma nova matriz econômica focada na produção agrícola. Queremos beneficiar as instituições e, sobretudo, a população, que é quem mais ganha com as parcerias”, enfatizou Darci Lermen.

A parceria com a Prefeitura possibilitou a atuação da universidade em Parauapebas já em 2005. Hoje, e com Campus próprio, a instituição tem mais de mil alunos matriculados nos cursos de zootecnia, agronomia, engenharia florestal, engenharia de produção e administração de empresas.

Para o reitor da instituição, a proposta da reunião foi reestabelecer novos rumos e assegurar maior oferta de ensino superior no município. “A Ufra precisa expandir para alcançar sua missão de contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável da região. Estabelecemos aqui as bases necessárias para o início de um novo ciclo e o apoio da Prefeitura é essencial neste processo”, reforçou Marcel Botelho.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, salientou que a Ufra é parceira estratégica para excelência de ensino no município. “Vamos estabelecer um diálogo mais permanente, visando a prestação e ampliação dos serviços oferecidos pela universidade”, disse.

1º mestrado do município

Na última quarta-feira, 16, foi realizada a aula inaugural do primeiro curso de mestrado ofertado por uma instituição pública em Parauapebas. Trata-se do Programa de Pós-Graduação Animal na Amazônia (PPGAA) da Ufra, que possui duas opções de linhas de pesquisas: “tecnologia de produção e nutrição de animais ruminantes” e “interface solo-planta-animal”.

Segundo a diretora da UFRA, Kaliandra Alves, o curso é voltado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino. “Queremos capacitar os profissionais locais que atuam na região, além de promover a expansão dos projetos de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou a gestora agradecendo o apoio recebido pelo poder público municipal.

Texto: Rebeca Rosa e Fotos: Matheus Costa
Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Comentário

Faça seu comentário