Direto da Redação

Serviços gratuitos oferecidos à população se destacam durante a FAP

O atendimento ao público mobilizou todo o governo municipal com ações por uma semana

Durante todos os dias de eventos na Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) foram oferecidos serviços gratuitos aos visitantes por secretarias e departamentos municipais em um estande montado pela Prefeitura de Parauapebas.
Um dos eventos mais importantes do município foi também um grande mutirão de atendimento desde solicitações gerais a atendimento médico, de 6 a 10 de setembro, a exemplo da FAP Cidadania realizada no encerramento do evento.

Antes mesmo da abertura da feira, a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) realizou em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) cursos profissionalizantes voltados para a comunidade do campo, um deles foi o curso de processamento de chocolate, realizado na estação conhecimento, centro localizado na APA do Igarapé Gelado, reunindo mulheres da região.
A secretaria participou também do primeiro Enagro (Encontro do Agronegócio do Sul do Pará) com palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo, Asemar Carlos, para produtores rurais, e montou ainda um quarteirão inteiro onde dezenas de produtores expuseram alimentos e artesanato produzidos no campo, a ideia foi mostrar o potencial de produção existente na zona rural.

O visitante que estivesse no parque de exposições Lázaro de Deus Vieira Neto teria a oportunidade de em um só lugar acionar os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) como manutenção na rede de iluminação pública, um dos maiores problemas reivindicado pela população ou até mesmo solicitar limpeza em um local específico.

No estande montado pelo governo municipal, além de atrações culturais, o leque de serviços ficou a disposição dos visitantes por mais de dez secretarias, entre elas, Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), além da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ).

Com o intuito de facilitar o acesso público ao atendimento do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) durante a FAP, uma equipe do órgão esteve diariamente disponível para o cidadão que optasse por negociar débitos com o município através do programa Refis.
Já o Banco do Povo, instituição financeira vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), recebeu visitantes para tirar dúvidas a respeito de empréstimos.

O atendimento de natureza social foi garantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), pois além de auxílio sobre programas sociais, foi possível solicitar pré-cadastro habitacional, além da inscrição no CadÚnico, este último é um importante instrumento que reúne informações que identificam famílias que se encaixam em programas sociais e de redistribuição de renda, como o Bolsa Família.

Além disso, uma ação de divulgação do potencial turístico do município foi montada pelo Departamento de Turismo (Detur), o setor aposta nas belezas naturais que já atraem turistas inclusive de outros países.

O atendimento à população foi intensificado no último domingo, 10, com um dia de ação social.
A FAP Cidadania contemplou serviços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) como emissão do cartão SUS e aplicação de vacinas, por exemplo, e atendimento diversos com a participação de instituições públicas como Polícia Civil, Pro Paz, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e outros.

A Prefeitura de Parauapebas se destacou com a mobilização organizada para atendimentos durante o evento, a presença da administração municipal com apoio antes e durante a FAP de 2017 possibilitou o fortalecimento do evento e de toda a comunidade envolvida.

Comentário

Faça seu comentário